Conjunto de Vôo
 

Balão estratosférico de pressão zero - O balão é um veículo espacial sub-orbital, feito de um filme plástico (polietileno), com espessura entre 3 a 25 µ (mícrons). Possui normalmente dois dutos de inflagem por onde o gás (hidrogênio ou hélio) é injetado e dutos de evacuação para equalizar a pressão interna com a externa quando o mesmo atinge a altitude na qual foi dimensionado a voar. Possui também uma válvula de liberação de gás no topo do mesmo, para controle de altitude.

Dispositivo Separador - Este dispositivo é responsável pela separação da carga útil/balão, sendo necessário para finalizar o vôo e permitir o retorno ao solo do conjunto de vôo. Ele pode ser acionado por dispositivos eletro-mecânicos ou pirotécnicos, com controle efetuado por ordem de telecomando.

Pára-quedas - Responsável por trazer em segurança o experimento ao solo. É dimensionado de acordo com o peso e a velocidade de descida desejada, respeitando os limites de segurança estabelecidos pelo fabricante.

Telecomando – Rádio-enlace para transmissão de dados de controle da estação de telemetria (terra) para o conjunto de vôo (espaço). É responsável por controlar dispositivos de bordo, como por exemplo, o dispositivo separador, o lastro ou as válvulas de liberação de gás existente no topo do balão, atuadores do experimento científico, etc..

Telemetria – Rádio-enlace para transmissão de dados coletados pelo conjunto de vôo (espaço) para a estação de telemetria (terra). A estação de recepção em terra é responsável por receber em tempo real os dados coletados no experimento, distribuir para os cientistas e armazenar para posterior análise.

Rádio-enlace de GPS e Baliza localizadora – Dispositivos utilizados para a localização do experimento durante o vôo e após a queda, respectivamente.

O rádio-enlace de GPS envia a posição do balão (altitude, latitude e longitude) durante todo o vôo. Após a separação, envia dados do percurso de queda até atingir o solo.

A baliza localizadora fornece um sinal em VHF durante três dias consecutivos, que é rastreado pela equipe de resgate, caso haja falha no rádio-enlace de GPS, garantindo assim a recuperação da carga útil.

Experimento Científico - Equipamento desenvolvido pelos grupos de pesquisa do INPE ou de instituições nacionais e estrangeiras para pesquisar, por exemplo, ozônio, poluição, descargas elétricas, fontes de raios-X e Gama de fontes extragalácticas, etc.

Sistema de Amortecimento - Responsável por absorver o impacto da carga útil com o solo durante o pouso. Pode ser do tipo colméia (honeycomb) de papelão ou alumínio ou amortecedores com molas. Pode ser fabricado, também, com embalagens de ovos empilhadas e coladas, sendo instalado embaixo da gôndola científica.



Copyright 2012 © INPE/CEA. Todos os direitos reservados.